terça-feira, 14 de julho de 2009

TANGRAM






O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar, composto de apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras de animais, pessoas, plantas, objetos, letras, números e figuras geométricas.

Segundo Patrícia Cândido, coordenadora do Mathema (www.mathema.com.br) é possível utilizar o tangram para desenvolver algumas habiidades como : visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção, noções de áreas e de frações. E também diversos conteúdos:
  • Identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas;
  • Visualização e representação de figuras planas;
  • Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras;
  • Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas;
  • Representação e resolução de problemas usando modelos geométricos.
É importante que as atividades iniciais sejam de exploração das peças e identificação das suas formas, para que posterirmente trabalhe com a sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, cabendo ao aprendiz o reconhecimento e a interpretação do que lhe é pedido, a análise das possibilidades e a tentativa da construção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário